EDITORIAL

 

Prof.ª Dr.ª Carla Silveira

"Ensaios e Estudos para Qualidade de Vida".

O homem contemporâneo está permanentemente em busca das condições que contribuem para o bem físico, mental, espiritual e social.

Qualidade de vida é uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio (ALMEIDA et al, 2012).

Esta pode ser analisada pelas esferas de percepção objetiva e subjetiva. A esfera objetiva de percepção de qualidade de vida lida com a garantia e satisfação das necessidades mais elementares da vida humana: alimentação, acesso à água potável, habitação, trabalho, saúde e lazer (MINAYO et al., 2000). Já a percepção subjetiva diz respeito a ações do sujeito como o estilo de vida e valores não materiais, ou seja, engloba sentimentos e juízos de valor dos indivíduos.

O Volume de Ciências da Saúde, que ora apresentamos, traz os Ensaios e Estudos para Qualidade de Vida em diferentes dimensões do saber científico. Nele os leitores se encantarão com a sabedoria da Natureza que nos proporciona uma gama imensa de elementos impressos na composição das plantas e o uso destas na medicina, bem como na riqueza da “farmácia viva” que nos rodeia, sem muitas vezes nos darmos conta dela. Somos alertados também quanto a importância das práticas higiênicas no manuseio dos alimentos e seu consumo.

E em tempos tão conturbados onde o temor da perda de direitos humanos parece estar batendo a nossa porta poderemos refletir a respeito da resiliência psicológica frente às adversidades cotidianas do nosso país e do mundo.

Desejamos que esses conhecimentos e reflexões ecoem em nossa prática docente e discente de maneira a construirmos a cada dia uma sociedade menos doente, mais plural, com muita qualidade de vida, sempre calcada na garantia da dignidade e dos direitos humanos universais.

Boa leitura!



voltar