EDITORIAL

 

Profa. Dra. Renata Cavalcanti Carnevale

 

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo, sua população utiliza amplamente as plantas medicinais e fitoterápicos e já existem políticas que instituem as plantas medicinais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Política de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, 2006), a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF, 2006) e a Portaria GM nº 886, de 20 de abril de 2010 que institui a Farmácia Viva no SUS. Entretanto, ainda se observa uma desvalorização das plantas medicinais e fitoterápicos, retratada pela baixa aceitação e interesse de profissionais de saúde, pela escassez de pesquisas científicas e investimento na área de plantas medicinais e fitoterápicos, pela associação das plantas medicinais à terapia de menor eficácia e pela inferiorização dos conhecimentos populares e tradicionais de plantas medicinais.

Com o objetivo de promover atividades que divulguem a importância e o valor das plantas medicinais e da fitoterapia, sempre aliando os saberes populares com os científicos, é realizada anualmente, a Semana de Fitoterapia de Campinas Professor Walter Radamés Accorsi.

Desde 2016, a Intellectus Revista Acadêmica Digital apoia a Semana de Fitoterapia Professor Walter Radamés Accorsi, publicando os melhores trabalhos apresentados durante o evento. Nesta edição da Revista Intellectus, o leitor poderá encontrar resumos e artigos de pesquisas científicas e trabalhos técnicos/ projetos, desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições, que foram apresentados na “XVI Semana de Fitoterapia de Campinas Professor Walter Radamés Accorsi: Plantas medicinais: Saúde para o Bem viver”, realizada de 17 a 20 de abril de 2018.

Com esta publicação pretende-se divulgar o conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo assim um regaste e valorização deste importante saber do nosso país.

Boa leitura!

EDITORIAL
COIMBRA, José Carlos Pacheco
Página 4 até 4

O COSTUME JURÍDICO ENQUANTO FONTE DO DIREITO BRASILEIRO
FRIEDE, Reis
Página 5 até 21

PERSPECTIVA COMPARADA DA MORTE MEDICAMENTE ASSISTIDA
GUERREIRO, Camila Andresa Moura de Oliveira
Página 22 até 39

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DO JURISTA DALMO DALLARI AO DIREITO DE ESTADO
ROSA, Alessandra Barbosa Puzzilli
Página 40 até 59

A INVERSÃO DE PAPÉIS COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR - ESTUDO INTRODUTÓRIO
NUNES, Roseli Coutinho dos Santos
Página 60 até 79

O PAPEL DO HOMEM NA ATUALIDADE: A PRAXIS DO TORNAR-SE PAI
CÁCERES, Pedro Felipe Manzi
Página 80 até 103

AVALIAÇÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS - PLANEJAMENTO DO INVESTIMENTO, ORÇAMENTO DE CAPITAL, CUSTO DE CAPITAL E ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS NA TOMADA DE DECISÃO
BARBOSA, Kleber Mantovanelli
Página 126 até 146



voltar