EDITORIAL

 

Prof. Dr. Rogerio Augusto Gasparetto Sé

 

       Prezados Leitores,


       A Revista Intellectus deste mês apresenta ao leitor uma grande variedade de temas, reunindo saberes científicos na área das ciências exatas, que permeiam soluções e estudos singulares abordando os impactos que afetam toda a sociedade.

      No primeiro artigo: “Produção E Aceitabilidade Sensorial De Licor Com Teor Calórico Reduzido”, os autores discorrem sobre a redução de percentual de açúcares na fabricação de licor, desenvolvendo uma pesquisa com menor teor calórico, porém buscando assegurar a mesma qualidade sensorial dos licores tradicionais.

      No segundo artigo: “Sistema Supervisório Em Tempo Real Com Interface Operacional De Controle E Operação Das Manobras Dos Dispositivos De Proteção E De Simulação Virtual Para Uma Rede Automatizada De Distribuição De Energia Elétrica”, os autores desenvolveram um sistema supervisório para automatização de distribuição de energia elétrica para demonstrar como os sistemas utilizados pela Engenharia de Automação e Controle é capaz de contribuir apara o setor elétrico

      No terceiro artigo: “Desenvolvimento Eletrônico Para Dispositivo Autônomo De Erradicação De Larvas Do Mosquito Transmissor Da Dengue Em Reservatórios De Médio Volume De Água”, desenvolve um projeto de automação para auxiliar na eliminação de larvas de mosquito da dengue em reservatórios, buscando uma solução tecnológica para um problema que até o momento é combatido com o auxílio de produtos químicos e biológicos. Esse trabalho demonstra a preocupação da Engenharia com o bem estar da sociedade e a apropriação de temas que afetam a saúde pública.

      No quarto artigo: “Comunicação De Pesquisa Indústria 4.0: Contribuições Para Setor Produtivo Moderno”, os autores apresentam uma pesquisa qualitativa analisando sobre o novo setor industrial brasileiro e mundial, bem como os impactos que essa modernização trouxe ao setor. A transformação industrial devido a aplicação da informatização e da velocidade de conexão mundial com a implementação da internet na manufatura vem causando novas problemáticas e, consequentemente, exige novas análises e caminhos para a gestão e gerenciamento no meio industrial.

      No quinto artigo: “Convênio Para Aplicação De Questionários, Sobre. Saneamento Básico, Nas Propriedades Rurais, Do Município De Jaguariúna”, foi mais uma pesquisa realizada pelos cursos de ciências exatas neste volume que mostra a preocupação com os problemas sociais e a busca da tecnologia para sua resolução, num trabalho em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna. Os pesquisadores mostram com isso a importância da integração entre o meio acadêmico e o poder público para auxiliar no desenvolvimento de novas metodologias de aplicação de tecnologia em prol da sociedade.

      No sexto artigo: “Artigo De Reflexão: A Internet Das Coisas: Aspectos Positivos E Preocupantes”, os autores buscam instigar no leitor uma reflexão para uma análise crítica com relação à internet das coisas e exemplificar de maneira didática a sua utilidade no dia-a-dia.

      No sétimo artigo, “Biorrefinarias, Bio-Óleo E Sociedade”, os autores se preocupam com o meio ambiente e desenvolveram uma pesquisa capaz de contribuir não somente para a solução de um produto menos poluente, assim como com a problemática da falta de energia devido a demanda crescente da sociedade. A busca de novas formas de energia é primordial para a sociedade moderna, pois a demanda crescente por energia é um dos maiores desafios que serão enfrentados no futuro. Se o desenvolvimento sustentável prioriza uma forma de energia menos poluente ao meio ambiente, a pesquisa passa a ter um fator adicional de importância, sendo esta a meta dos autores.

      Finalmente, no oitavo artigo: “O Quadro Morfológico Aplicado Para O Desenvolvimento De Um Equipamento Para Desinfecção Da Água Através Da Energia Solar”, é outra pesquisa que demonstra como a área de ciências exatas está preocupada com a sociedade. Os autores desenvolvem um estudo com o foco na purificação de água, o bem mais precioso e um dos mais ameaçados no novo milênio.

      Prezados leitores, com isso a Revista Intellectus deste mês propicia um conjunto de artigos que congrega estudos importantes para o profissional da área de ciências exatas, numa perspectiva dinâmica e atualizada, favorecendo a qualidade das pesquisas, além de ser de grande relevância para a comunidade científica.

EDITORIAL
SOUZA, Luciana Carla Ferreira de
Página 4 até 5

ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E EQUIDADE
PEREIRA LIMA, Vera Lucia Góes
Página 6 até 25

REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO URBANA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP (2010 - 2016)
DE CONTI, Joana Martins
Página 26 até 39

MEDIÇÃO DE FREQUÊNCIAS E CLASSIFICAÇÃO EM GRAVE E AGUDA
NETO, Maria de Fatima Ferreira
Página 40 até 58

URBANISMO CONTEMPORÂNEO ENTRE PRÁTICAS E DISPOSITIVOS
RAMOS, Gabriel Teixeira
Página 59 até 80

AVALIAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO EM SALA DE AULA: PARÂMETROS E MEDIÇÕES
CARNEIRO ROSA, Adriana Aparecida
Página 81 até 96

HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO ¬
CAMPOS NETO, Dirceu de Oliveira
Página 97 até 108

IGREJA MATRIZ SANT'ANNA DE PEDREIRA (SP): UM ESTUDO ACERCA DA ARQUITETURA NEOGÓTICA NO BRASIL
CASSIANI, Janaina Bianca
Página 109 até 136

A CASA COMO PATRIMÔNIO
GERIBELLO, Denise Fernandes
Página 137 até 144



voltar